Desenvolvido por Samuel Hahnemann, o pai da homeopatia, Mercurius Solubilis é um remédio obtido a partir de uma preparação original e complexa.

Este último é original por permitir a solubilidade do mercúrio que, lembremos, não é solúvel em álcool ou em água ou em qualquer outro líquido se estiver no estado natural.

Além disso, é complexo, pois para sua elaboração foram utilizados mercúrio metálico, nitrato mercuroso e ácido nítrico.

Apresentado na forma de pó, este preparado é triturado em lactose antes de ser diluído e energizado e assim transformado em Mercurius Solubilis, remédio homeopático para o tratamento de diversas patologias.

Otorrinolaringologia

Mercurius Solubilis é recomendado em caso de otite, caxumba e nasofaringite caracterizada por secreções purulentas e acompanhada de sinusite.

Também ajuda a tratar resfriados e amigdalite aguda ou crônica causando mau hálito e/ou salivação abundante.

Oftalmologia

Mercurius Solubilis é eficaz contra distúrbios oculares que se manifestam como inflamação e supuração.

É particularmente adequado para pacientes com olhos vermelhos e incomodados por um influxo excessivo de lágrimas irritantes ou com pálpebras vermelhas afetadas por secreção purulenta.

Além disso, também trata a conjuntivite e a blefarite aguda ou crônica, qualquer que seja sua origem.

Pneumologia

Mercurius Solubilis é usado em pneumologia para tratar a asma.

Também cura bronquite acompanhada de tosse e descarga de muco purulento.

Gastroenterologia

Tomar Mercurius Solubilis é indicado em casos de diarréia infecciosa ou profusa causada por distúrbios digestivos ou inflamação do trato digestivo e/ou mucosas digestivas.

Este remédio homeopático também pode ser usado para aliviar a dor causada por problemas digestivos, bem como para se livrar de náuseas e flatulência.