Não tenho tempo, porquê dar-me ao trabalho, não tenho jeito... Há sempre uma boa razão para não mudar nada. Se se sente tentado pela cosmética minimalista e hesita em dar o salto, eis o que o deve motivar.
"Porquê incomodar-se?"
Afinal de contas, porquê fazer os seus próprios produtos quando os pode comprar já prontos? Mas há muitas razões para dar o passo em frente. A primeira é que sabe exatamente o que está a colocar no seu corpo, conhece a composição exacta dos produtos que está a aplicar na sua pele ou cabelo. A cosmética caseira também permite:
- a possibilidade de personalizar as fórmulas em função do seu tipo de pele e dos seus gostos
- a possibilidade mais segura de evitar certos alergénios
- o orgulho de ter feito um produto com as suas próprias mãos
- um passatempo por si só, que lhe permite passar algum tempo de qualidade a sós ou com amigos e familiares
- poupança financeira
- a utilização de produtos e ingredientes mais respeitadores do planeta
Em suma, os cosméticos caseiros não são apenas bons para si, são também bons para o planeta e para a sua carteira!
"Não tenho tempo"
Arranjamos tempo para isso! Tal como cozinhar, fazer os seus próprios cosméticos requer inevitavelmente mais tempo do que comprá-los prontos. Deve continuar a ser um prazer e não uma tarefa. Mas fazer os seus próprios produtos significa selecionar o que é realmente útil para a sua pele. No final, pode até poupar tempo, se pensarmos no tempo que passaríamos a espalhar produtos inúteis.
Também significa fabricar cosméticos em maiores quantidades quando podem ser facilmente armazenados, como é o caso das misturas em pó ou dos cosméticos sólidos. Para os outros, é possível prolongar o seu prazo de validade utilizando conservantes sintéticos como o Cosgard. É claro que o Cosgard não é natural, mas é um dos raros conservantes autorizados pelas especificações da cosmética biológica. Isto significa que não terá de voltar a fazer o seu creme de rosto todos os meses, se não se sentir à vontade com isso.
Seguem-se os tempos médios de produção e os tempos aproximados de utilização de alguns cosméticos.
Em termos de organização, reserve meio dia na sua agenda, de três em três meses, para criar os seus próprios pequenos produtos. Pode até ser uma oportunidade para fazer algo com os seus filhos ou as suas amigas.
"Não é eficaz"
Os cosméticos caseiros são frequentemente muito mais concentrados em ingredientes activos do que os que se encontram no mercado. Por exemplo, as emulsões, como os cremes para o rosto, contêm uma maioria de águas florais activas, ao passo que as da indústria são "banhadas" em água neutra. Ao fabricar os seus próprios cosméticos, pode dosear os ingredientes como desejar. Pode escolher a dosagem ideal, ou seja, a melhor concentração para uma ação eficaz. Por último, mas não menos importante, lembre-se que a química não inventou nada - a natureza tem muitos tesouros à espera de serem redescobertos. As nossas avós já o sabiam e a sua pele deu-lhes razão!
" Viva o cheiro!"
Os óleos essenciais oferecem fragrâncias originais que se aproximam do verdadeiro cheiro das plantas. Embora estas fragrâncias possam ser surpreendentes no início, é apenas uma questão de se habituar a elas. Pouco a pouco, vai conseguir desligar-se das fragrâncias sintéticas e apreciar plenamente estes aromas naturais. Aprenda a utilizar os óleos essenciais cheirando-os regularmente. Ao fazê-lo, irá captar o seu aroma e será capaz de os combinar com facilidade. As essências de citrinos são frequentemente muito populares. Existem fragrâncias picantes, florais, frutadas, frescas e amadeiradas para escolher, dependendo das suas preferências e do que elas evocam em si.
"Tenho duas mãos esquerdas"
Esta não é uma desculpa válida. Os cosméticos caseiros estão ao alcance de todos, desde que se tenha um mínimo de rigor. Só é preciso ter cuidado com as doses e não esquecer a preparação no fogão. Para além destes dois aspectos, não há nada de muito complicado, como as receitas do nosso aplicativo lhe mostrarão.
Para começar, aconselho-o a começar por fazer misturas simples, como as loções. Os cosméticos sólidos são também um bom ponto de partida, pois é pouco provável que estrague a sua preparação.
Numa fase posterior, pode passar às emulsões e aos produtos de maquilhagem, que exigem um pouco mais de técnica.
"É demasiado caro"
É verdade que o fabrico de cosméticos requer um pouco de equipamento e alguns ingredientes específicos. No entanto, o custo de um produto continua a ser muito baixo, tendo em conta as quantidades fabricadas.
Veja aqui os custos aproximados de alguns produtos (incluindo a compra da embalagem vazia):
Não se esqueça, também, que o mesmo ingrediente pode ser utilizado para fazer várias receitas. Não invista em inúmeros ingredientes activos ou produtos de base, comece com o que tem e escolha as suas receitas em conformidade. A cosmética minimalista incentiva-o a reduzir o seu consumo e a inovar, fazendo muito com muito pouco. Isso é que é poupar dinheiro!