Indicações
Ingredientes
- Cerca de 20g de raízes secas de equinácea, as raízes de uma planta de equinácea geralmente são suficientes.
- 100 ml de vodka. Se você usar álcool mais forte (por exemplo, 60°), use 60ml de álcool e 40ml de água.
- A concentração de álcool deve estar entre 40° e 60°.
Preparação
- Corte ou triture as raízes da equinácea em pequenas partes.
- Deixe macerar em uma jarra, o álcool e as raízes de equinácea por 15 a 20 dias, feche bem a jarra.
- Agite regularmente, se possível todos os dias.
- Filtre, se possível com musseline (tecido).
- Coloque em um frasco escuro e o mantenha longe do calor e da luz, não se esqueça de colocar um rótulo com o nome da tintura, a data de preparo e quem preparou essa tintura (ex. tintura de equinácea, preparado em …. por …).
Posologia
Em caso de resfriado, rinite, gripe ou Covid-19 (efeito não comprovado cientificamente) tomar 2 ml desta tintura a cada 2 horas (ou 5 ml a cada 5 horas), eventualmente misturar com um pouco de água. Em caso de sintomas intensos, você pode consumir a cada 30 minutos. No entanto, não exceda a dose de 30 ml por dia. A duração do tratamento é de 2 a 4 dias.
Em caso de dor de garganta, tome 5 ml desta tintura a cada 2 a 3 horas, assim que sentir os primeiros sintomas de dor de garganta. Tome até 6 vezes ao dia por 3 dias. Depois, do 4º ao 7º dia, se necessário, tome 3 vezes ao dia.
Notas
De acordo com os últimos estudos científicos, a equinácea não atua na prevenção. Portanto, é desnecessário tomar durante o inverno. É melhor consumir esta planta apenas em caso de resfriados, síndromes gripais, rinite ou dor de garganta, a fim de diminuir a duração dos sintomas.
Alguns especialistas em plantas medicinais acreditam que a tintura de equinácea, ou mesmo o seu chá, é mais eficaz do que em cápsulas.