Definição do sintoma

A artralgia manifesta-se por uma dor mais ou menos intensa em uma ou mais articulações do corpo. Consoante a causa da patologia, as dores podem manifestar-se de diferentes tipos: se algumas se intensificam com os movimentos e os esforços, outras, pelo contrário, desenvolvem-se no momento do repouso. A sensação de dor muitas vezes se apresenta como uma rigidez dos músculos da articulação. Esta sensação pode ser passageira ou recorrente, de curta duração ou persistente. Pode durar até uma hora para as dores de tipo inflamatório. Em alguns casos, a dor pode atingir várias partes do corpo.


Causas a avaliar

Distinguem-se dois grandes tipos de artralgia: a artralgia crónica e a artralgia aguda.

  • Artralgia aguda, que inclui entorses, geralmente surge como resultado de um acidente ou trauma. No entanto, algumas categorias de artralgia são mais difíceis de explicar do que outras, podendo ser de origem psicológica ou intelectual (excesso de trabalho, etc.).
  • Quanto à artralgia crónica, distingue-se pela persistência da dor. Artrite reumatóide é um dos exemplos muito comuns. No entanto, algumas artralgias crônicas podem ser hereditárias.
  • Finalmente, artrite/artrose é outro tipo de artralgia. Esta é uma inflamação da articulação que pode ser de origem infecciosa ou não.