Muito usado em homeopatia, Hepar sulfuris calcareum é um remédio desenvolvido pelo Dr. Samuel Hahnemann a partir de flores de enxofre purificadas e calcário de ostra.
Para dar ao remédio toda a sua eficácia terapêutica, as cepas necessárias para a fabricação do medicamento devem obrigatoriamente ser misturadas em partes iguais antes de serem moídas em lactose.
Hepar sulfuris calcareum é um remédio usado para prevenir e tratar certas doenças inflamatórias e infecciosas agudas ou crônicas. Consequentemente, é usado principalmente para tratar dermatoses acompanhadas de coleções purulentas, bem como distúrbios otorrinolaringológicos agudos ou recorrentes e infecções do trato respiratório.
Em geral, Hepar sulfuris calcareum é um remédio particularmente adequado para manifestações inflamatórias que levam à supuração nos tecidos da pele, do ouvido ou do trato respiratório.
Ideal para indivíduos com maior suscetibilidade a infecções, este remédio também é indicado para indivíduos que apresentam certos distúrbios comportamentais, como irritabilidade excessiva ou emotividade em relação ao normal.
Também é importante saber que o Hepar sulfuris calcareum é totalmente indicado em indivíduos que não suportam dor ou frio.
Além disso, o remédio pode ser usado em indivíduos que se queixam de uma sensação de picada nas partes do corpo afetadas.
Finalmente, também pode ser administrado se a dor sentida pelo paciente for significativamente reduzida pela aplicação de compressas quentes nas áreas afetadas.
Dermatologia
No que diz respeito às doenças da pele, Hepar sulfuris calcareum é ideal para tratar abscessos, furúnculos, hidradenite (infecções estafilocócicas das glândulas sudoríparas da axila ou região perineal), impetigo, doença estafilocócica cutânea , acne ou úlcera varicosa da perna.
Na grande maioria dos casos, o medicamento será usado para limitar a formação de pus, evitar o uso de antibioticoterapia ou prevenir possíveis recorrências.
Otorrinolaringologia
No que diz respeito às doenças otorrinolaringológicas, Hepar sulfuris calcareum trata e previne a laringite, rinite, nasofaringite mucopurulenta (contendo muco e pus), angina eritemato-pultácea, sinusite e otite aguda.
Em geral, o medicamento permitirá obter uma cura duradoura, limitando o risco de recorrência.
Pneumologia
O Hepar sulfuris calcareum também pode ser indicado no tratamento de infecções respiratórias como bronquite ou traqueobronquite, doença inflamatória que acomete simultaneamente a traqueia e os brônquios.
Assim, no caso de bronquite aguda, o medicamento pode ser administrado se o paciente se queixar de sensação de queimação na garganta, enquanto no caso de bronquite crônica ou traqueobronquite, o medicamento será usado como parte de um tratamento de base.
Oftalmologia
Em termos de doenças oftalmológicas, Hepar sulfuris calcareum é ideal para o tratamento de conjuntivite infecciosa acompanhada de pus e chiqueiros.
Em ambos os casos, o medicamento deve ser usado assim que os primeiros sintomas aparecerem para evitar a formação de pus.
Urologia e Ginecologia
No que diz respeito a distúrbios urológicos, o Hepar sulfuris calcareum é particularmente adequado para o tratamento preventivo da prostatite crônica, uma inflamação da próstata associada a certos germes.
Da mesma forma, no caso de endometrite (inflamação do revestimento uterino), o medicamento prevenirá especialmente as recorrências que podem ocorrer.
Outras indicações
Hepar sulfuris calcareum é um medicamento que também pode ser usado em bebês e crianças pequenas para tratar a diarreia.
Muito suave e completamente inofensivo, este remédio homeopático é realmente ideal para reduzir a intensidade dos distúrbios e reduzir a frequência dos sintomas.
Em estomatologia, o Hepar sulfuris calcareum será usado principalmente para aliviar abscessos dentários, bem como abscessos gengivais superficiais enquanto se espera por uma consulta médica.