Apenas para subscritores

Kombucha



Kombucha, o que é?

O Kombucha é tradicionalmente preparado a partir de uma solução doce de chá preto, na qual foi imersa uma cepa que está na forma de um disco gelatinoso chamado SCOBY – sigla que designa as culturas simbióticas de bactérias e leveduras.

É este SCOBY que permite a fermentação da bebida e confere-lhe, após uma média de 2 semanas, o seu sabor ácido e a sua efervescência.

Valores Nutricionais e Calóricos do Kombucha

Kombucha é uma bebida com baixo teor de açúcar, que geralmente contém entre 1 e 4 g de carboidratos por 100ml e, portanto, entre 4 e 16 calorias por 100ml, dependendo das marcas ou da receita utilizada quando é caseira.

Há em média 1,4 g de carboidratos e 9,5 calorias por 100 ml.

Mas o valor nutricional do Kombucha está nos probióticos que ele contém.

A natureza e quantidade destas bactérias probióticas é, no entanto, muito variável e depende, por um lado, do tipo de chá utilizado, mas também das leveduras e fermentos escolhidos, do método de fermentação e do período de incubação.

Benefícios para a saúde do Kombucha

Um verdadeiro coquetel de probióticos e rico em muitos micronutrientes, o kombucha possui muitos benefícios para a saúde:

Fortalecer as defesas imunológicas

Durante a fermentação do kombucha, muitos antioxidantes são formados, principalmente polifenóis e flavonóides.

Esses preciosos micronutrientes, conhecidos por limitar os efeitos do estresse oxidativo, também desempenham um papel no sistema imunológico, protegendo o timo.

Além disso, as bactérias probióticas contidas no kombucha o tornam eficaz no fortalecimento da flora intestinal, essencial para um bom sistema imunológico.

Proteger-nos dos vírus circundantes, aumentando nosso sistema imunológico, é, portanto, as principais virtudes atribuídas ao kombucha.

Melhorar a digestão

Ao alimentar nossa microbiota intestinal com boas bactérias, o kombucha, como todos os alimentos fermentados – kefir, chucrute, missô, iogurtes, vegetais fermentados – ajudaria a melhorar a digestão.

Regular o açúcar no sangue

Um estudo realizado em ratos diabéticos mostrou que o consumo regular de kombucha foi capaz de retardar a digestão de carboidratos e, portanto, diminuir o açúcar no sangue.

Se o estudo é promissor, infelizmente não é suficiente afirmar que tal resultado seria obtido em humanos.

Por outro lado, a quantidade muito baixa de carboidratos no Kombucha o torna muito mais interessante do que qualquer bebida açucarada para quem observa o açúcar no sangue!

Limitar o risco de cancro colorretal

Um estudo recente realizado em 2019 analisou os efeitos do kombucha no cancro colorretal.

Ele conclui que “o chá de kombucha pode ser considerado uma fonte potencial de antioxidante, inibição de bactérias entéricas patogênicas e toxicidade em células de cancro colorretal”.


Conteúdo apenas para subscritores

Para aceder a este conteúdo e a todo o nosso conteúdo ilimitado subscreva agora