1 - Da plantação à conservação

1 - Da plantação à conservação

Da plantação à conservação: as plantas medicinais podem ser cultivadas na sua horta ou numa área especial na sua varanda ou no seu jardim.Aproveite-o ao máximo! A jardinagem é a forma de se tornar um jardineiro! A Plantação

2 - O Equipamento básico

2 - O Equipamento básico

O Equipamento básico: como verá, não é preciso comprar muito porque, como em qualquer receita, grande parte do equipamento já está na sua cozinha e... no seu jardim. Pense na reciclagem! Como verá, não é preciso comprar muito porque, como em qualquer receita, grande parte do equipamento já está na sua cozinha e... no seu jardim. Pense na reciclagem!

3 - Os ingredientes básicos

3 - Os ingredientes básicos

Um solvente é uma substância líquida capaz de diluir, dissolver ou extrair substâncias sem alterar a sua forma química e sem se modificar. É o que se utiliza para extrair os princípios activos de uma planta.

5 - Compreender os rácios

5 - Compreender os rácios

No aplicativo Vita Naturalis, lerá frequentemente o termo "rácios". Esta formulação permitir-lhe-á saber quais os volumes de plantas e de solvente a utilizar nas suas preparações. O rácio será indicado nesta forma: A : B - C

Como fazer uma decocção?

Como fazer uma decocção?

Uma decocção é uma "infusão longa" porque demora mais tempo a extrair os ingredientes activos das partes robustas da planta, como as raízes, as bagas ou a casca.

Como fazer uma infusão?

Como fazer uma infusão?

Mais conhecidos como "chás de ervas", podem ser preparados em poucos minutos e são perfeitos para saciar a sede e dar-lhe as propriedades vegetais de que necessita.

Protocolo de fabrico  de tintura de glicerina (TG)

Protocolo de fabrico de tintura de glicerina (TG)

A glicerina não é o melhor solvente para extrair os ingredientes activos das plantas. Mas é uma vantagem quando se tomam plantas medicinais para crianças, mulheres grávidas e pessoas que não podem beber álcool.

Protocolo de fabrico de tintura de vinagre (TV)

Protocolo de fabrico de tintura de vinagre (TV)

Também pode utilizar vinagre para fazer as suas macerações. Em termos de eficácia de extração, será menos potente do que o álcool porque o vinagre não contém muito álcool. No entanto, o vinagre de sidra de maçã biológico (que deve ser utilizado prioritariamente) tem propriedades medicinais muito interessantes e pode ser utilizado em crianças. Por exemplo, o vinagre de sidra é rico em minerais, enzimas e bactérias boas para o sistema digestivo.

Protocolo de fabrico de um electuário

Protocolo de fabrico de um electuário

O electuário é uma pasta mole rica em ingredientes activos, principalmente mel. É geralmente consumida em pequenas quantidades diretamente sob a língua ou incorporada numa bebida quente. Para saber qual o mel a escolher, consulte aqui o arquivo para conhecer as suas propriedades medicinais. O mel deve ser biológico e isento de poluentes.

Protocolo de fabrico de um óleo de massagem

Protocolo de fabrico de um óleo de massagem

Os óleos de massagem devem ser aplicados diretamente sobre a pele. Dependendo dos ingredientes activos de cada planta, é o remédio ideal para o relaxamento combinado com os benefícios das propriedades medicinais.

Protocolo de fabrico de uma cataplasma

Protocolo de fabrico de uma cataplasma

A cataplasma é muito prática porque permite aplicar os princípios activos diretamente na(s) zona(s) em questão. Pode conservar o cataplasma durante várias horas. Não o reutilize, deite-o fora após a utilização.

Protocolo de fabrico de uma pomada

Protocolo de fabrico de uma pomada

Protocolo de fabrico de uma pomada: uma pomada é uma forma galénica que corresponde à solidificação de um óleo vegetal com cera de abelha. Uma pomada é uma forma galénica que corresponde à solidificação de um óleo vegetal com cera de abelha. Não existe necessariamente uma diferença entre uma pomada, um bálsamo ou um unguento. A única diferença é a presença de cera de abelha.

Protocolo de fabrico de vinho medicinal

Protocolo de fabrico de vinho medicinal

Escolha bem o seu vinho, que deve ser biológico para evitar vestígios de sulfitos, caseína potássica, corantes ou outros pesticidas e produtos químicos! Um vinho biológico contém enzimas, antioxidantes, minerais, vitaminas, taninos e muito mais.

Protocolo de fabrico de xarope

Protocolo de fabrico de xarope

Para conservar melhor os seus xaropes, pode utilizar mel, glicerina ou álcool. Desta forma, pode utilizar a sua TG e TA nos seus xaropes, o que garantirá uma melhor conservação e melhores propriedades medicinais.

Tintura alcoólica (TA)

Tintura alcoólica (TA)

A tintura de álcool (TA) é um método de extração que consiste em macerar plantas em álcool para fins medicinais. As tinturas podem ser feitas a partir de plantas frescas ou secas. Para tal, é importante e preferível utilizar álcool puro, uma vez que os princípios activos são extraídos por desidratação. O álcool exercerá pressão sobre a célula vegetal, forçando-a a explodir e a extrair os seus constituintes. No caso das plantas secas, o grau de álcool a utilizar depende da planta: um álcool a 45° é suficiente na maioria dos casos.